Sinopse dos episódios
S01E01 – O gosto do poder
No primeiro programa, ele pergunta como um país tão pequeno tem uma
cabeça grande, e como uma pequena ilha no Atlântico Norte veio para
reinar sobre um quarto da população do mundo. Ele viaja para a Índia,
onde os soldados locais e marajás locais ajudou um punhado de
comerciantes britânicos para assumir vastas áreas de terra.
Demonstrações espetaculares de poder imperial deslumbrado povos
dominados e desenvolveu um culto à rainha Vitória como imperatriz, a mãe
de Deus e virtual. No Egito, Jeremy explora o pouco de Império que
nunca foi, como visita a Grã-Bretanha de manutenção da paz temporária
transformada em uma ocupação de setenta anos. Ele viaja para o deserto
onde Lawrence da Arábia trouxe um toque de romance para a luta sombria
da Primeira Guerra Mundial. Como a Grã-Bretanha chegou a acreditar que
poderia resolver os problemas do mundo, ele conta a história da
conquista triunfante da Palestina pelas tropas imperiais – e do papel da
Grã-Bretanha em um conflito que assombra o Oriente Médio para este
dia.S01E02 – Trazendo-nos para casa
Fazendo-nos em casa
Ele continua sua conta pessoal do império britânico olhando como comerciantes, conquistadores e colonizadores espalhar a maneira britânica de fazer as coisas ao redor do mundo – em especial, como eles criaram uma idéia muito britânica de casa. Ele começa na Índia, onde primeiros comerciantes usavam traje indiano e tomaram esposas indianas. Seus descendentes ainda valorizam sua herança mista. Valores vitorianos pôr um fim que, como entre mistura racial tornou-se tabu. Em Cingapura, ele visita um clube onde colonos britânicos se reuniram, no Canadá, ele encontra uma cidade cujos habitantes ainda são ferozmente orgulhoso das tradições de seus antepassados escoceses, no Quênia, ele conhece os descendentes dos primeiros colonos brancos, homens cuja presença chegou a ser amargamente ressentida como pressão pela independência Africano cresceu. E ele traça a história de uma família indiana em Leicester cujas migrações foram determinados pelos destinos mutáveis do império britânico.
S01E03 – Jogando o Jogo
Ele continua sua conta pessoal do Império britânico, traçando o crescimento de um tipo peculiarmente britânico de herói – aventureiro, cavalheiro, amador desportista, e sujeito decente – e um tipo peculiarmente britânico de obsessão – o desporto, o império no jogo. Ele viaja para a África Oriental os passos dos exploradores vitoriano em busca da nascente do Nilo, para Cartum, no Sudão, para contar a história do general Gordon – um visionário meio-louco que "jogou o jogo ao máximo, para Hong Kong onde o britânico entregou sua paixão por corridas de cavalos através da construção de uma pista de corrida espetacular, e para a Jamaica onde o maior jogo imperial de tudo – de críquete – tornou-se um campo de batalha pela igualdade racial.
S01E04 – Fazendo uma fortuna
Jeremy Paxman continua sua conta pessoal do império britânico, olhando como o império começou como um piratas ´caça ao tesouro, se transformou em um império informal baseada no comércio e desenvolvido em uma rede global financeira. Ele viaja da Jamaica, onde o açúcar feito fazendeiros ricos nas costas dos escravos africanos, para Calcutá, onde os comerciantes britânicos se tornaram os novos príncipes da Índia. Jeremy depois segue para Hong Kong, onde a British fornecido ópio ameaçou transformar a China em uma nação de viciados em drogas – que leva às guerras do ópio brutais, em que a Grã-Bretanha triunfou e tomou a ilha de Hong Kong como espólio. Comércio desleal ajudou a desencadear o movimento de independência na Índia, liderada por Mahatma Gandhi, em uma cidade de algodão ex-fiação em Lancashire, Jeremy encontra duas mulheres que se lembram de visita extraordinária de Gandhi em 1931.
S01E05 – Fazer o Bem
Na parte final de sua conta pessoal do império britânico, Jeremy Paxman conta a história extraordinária de como o desejo de conquista tornou-se uma missão de melhorar o resto da humanidade, especialmente na África, e como que a missão sombreada em uma crença inquestionável que a Grã-Bretanha poderia – e deve – dominar o mundo. Na África Central, ele viaja os passos de David Livingstone que, apesar de um fracasso como missionário, tornou-se uma figura lendária – o santo padroeiro do império que começou uma enxurrada de missionários para o "continente negro" so-called. Na África do Sul, Paxman conta a história de Cecil Rhodes, um homem com um tipo diferente de missão, que acreditava no direito do homem branco para governar o mundo, que estabelece as bases para o apartheid. A jornada termina no Quênia, onde o conflito entre colonos brancos e da população Africano trouxe tortura derramamento de sangue, e eventual retirada.
.
S01E03 – Jogando o Jogo
S01E03 – Jogando o Jogo
.
S01E04 – Fazendo uma fortuna
S01E04 – Fazendo uma fortuna
.
S01E05 – Fazer o Bem
S01E05 – Fazer o Bem
Nenhum comentário:
Postar um comentário